Não há um sem dois! E quando é uma sequela, então é certo e sabido que não demoro muito a ir buscar o livro seguinte.
Um de Nós é o Próximo, de Karen M. McManus conseguiu surpreender mais que o Um de Nós Mente. Se no primeiro acertei em parte do homicídio, neste (mesmo com as pistas) estava completamente ao lado.
Este policial que (na minha opinião) serve para adolescentes e jovens seniores, está bastante caricato. Não que a morte seja caricata, mas porque aborda os problemas existenciais de adolescentes que podiam ser qualquer um dos nossos. O drama está lá!
Ao longo das cerca de 300 páginas, vamos reencontrando algumas personagens do livro anterior e conhecendo novas. Maeve, a menina doente que tanto ajudou a irmã a desvendar o mistério no livro anterior, vê-se também ela diretamente envolvida na trama. Já em segundo plano, podemos perceber como corre a vida aos meninos do livro anterior. Mas o foco está bem longe deles, as novas personagens são obrigadas a jogar o “verdade ou consequência”.
Um jogo que promete revelar os seus segredos mais profundos de quem escolher a verdade.
Karen M. McManus tem uma forma de escrita muito direta e fácil de ler. Mais uma vez, cada capítulo é narrado por uma das personagens, sem se sobrepor à seguinte ou anterior. A única coisa que sinto falta nesta narrativa são as marcas de oralidade, se cada um é diferente às vezes a sua narrativa poderia ser um pouco mais rica.
Preciosismos à parte, é mais uma leitura leve para quem gosta de policiais adolescentes e precisa de companhia para ir à praia, que estar lá apenas a tostar está completamente fora!