De regresso à cozinha

Às voltas com a minha alimentação, o meu exercício e a preparação para o treino volto sempre à cozinha! Desta vez para mais uma receita do blogue da Sílvia Taveira.

A receita eleita foi o frango com gengibre e erva príncipe, contudo como não tinha essa maravilhosa erva cá em casa (para quem não sabe faz maravilhas ao estômago) optei por fazer apenas o frango com gengibre.

Frango com GengibreComo “quem conta um conto, acrescenta um ponto” e na cozinha não é muito diferente, dei o meu toque à receita, acrescentando o meu sal com misturas! Hoje para potenciar o sabor, escolhi a mistura de sal com gengibre.

E antes que me esqueça, deixem-me falar um pouco sobre este sal, porque de facto além de não me envergonhar na cozinha tem uma história especial! O projeto da Sabores da Aldeia – Cultura Gastronómica, tem como objectivo dar a conhecer a história, cultura etnográfica e gastronómica, da Região de Rio Maior, com a comercialização de alguns produtos associados à zona centro do nosso Ribatejo.

O produto base deste projecto é o Sal, que tem origem nas Salinas de Rio Maior, que datam do Séc. XII.

A singularidade destas Salinas devesse não só pelo seu perdurar no tempo, mas também porque são as únicas “Salinas sem mar da Europa”.

O Sal é um dos pilares da cozinha, mas não só!?

Teve uma grande influência na evolução e sustentabilidade da humanidade, pelas suas distintas características quanto à conservação dos alimentos.

Não podemos, no entanto, deixar de sublinhar o quão importante é no acentuar dos sabores e texturas dos alimentos.

Sendo por isso uma presença incontornável na rica gastronomia mediterrânea.

Daí talvez a expressão popular, “Dê um pitada de Sal à sua Vida!”, tal é o fulgor que advém do seu consumo. E de facto eu uso e abuso deste sal, consoante a receita assim escolho uma das misturas e olhem que atualmente já são 13!

No blogue a receita foi acompanhada por cenoura, mas eu decidi acrescentar ainda uma batata doce ao almoço! Sei que a fotografia do prato final não é digna de obra prima, mas a fome era muita e por isso o tempo para detalhes na sessão fotográfica era pouco! =P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s