Voltar sabe sempre tão bem ðŸ’œ

Ontem regressei a “casa”, isto porque voltei a um lugar que me é muito querido: os jantares comunitários do Serve the City Lisboa. Foi uma das primeiras instituições de apoio à pessoa em situação de sem-abrigo onde fiz voluntariado, e para mim voltar é regressar à essência.

Estar à mesa a conversar com amigos e família é algo que adoro, acho que é neste momento (o da refeição) que conseguimos estar verdadeiramente presentes. Este jantar é isso mesmo, pessoas à mesa disponíveis para falar e ouvir, chorar e rir, conviver! E ontem… ai! ontem ri tanto, abracei tanto e sorri tanto. Senti-me tão bem acolhida desde o primeiro momento ao último.

Logo na reunião algo em mim despertou, a frase de reflexão falou-me diretamente:

“Cada pessoa tem o poder de criar mudança e nenhum acto será demasiado pequeno.” Natalye Paquin

Em seguida, foi partilhada uma vivência muito especial, o passar a estar mais disponível. O que me levou a reflectir sobre o quão pouco tenho estado disponível para eles e o quanto me faz falta.

À mesa com sete pessoas partilharam-se histórias, conhecimentos, experiências, os momentos de silêncio foram muito poucos, mas aprendizagens mais que muitas. A realidade de quem pede ajuda e por vezes anda no meio do sistema sem uma resposta concreta é dura… A realidade de que mesmo com o apoio da Santa Casa as pessoas não conseguem arranjar quarto/ casa em Lisboa, ali ainda choca mais. Mas mesmo assim o sorriso e o abraço estiveram sempre lá.

Mais uma vez chego a casa de coração cheio, pelas pessoas que revi, que conheci e que de uma maneira ou de outra me tocaram com as suas histórias. Mais uma vez digo: fazer voluntariado é o acto mais egoísta que faço, porque o aluguer de ouvidos que ali deixo é muito inferior ao que dali trago. Obrigado Serve the City por servirem a cidade desta forma tão única, tão especial, tão mágica!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s