Terminei maio e comecei junho com o livro A Baronesa. Levada pela inspiração que foi a vida de Maria Adelaide, pensei que iria descobrir outra história verídica sobre uma mulher que deixou tudo por amor. No entanto estava enganada numa coisa: as histórias de Maria Adelaide e Nica nada têm a ver uma com a outra… Nem a própria fuga!
A Baronesa apresenta-nos a vida dos Judeus antes da II Guerra e o seu percurso durante a própria guerra. Pois para entendermos a história de Nica, primeiro temos que mergulhar na nossa História e na própria história de toda família Rothschild – uma família de banqueiros judeus.
Nica apaixona-se pelo Jazz e deixa os filhos e o marido para viver uma aventura musical nos Estados Unidos. Excêntrica por natureza e habituada a uma vida de luxo, Nica não muda o seu estilo de vida após a fuga, nem mesmo depois de deserdada. Aliás serve-se do seu status para ajudar vários músicos e lançá-los no mundo da música. Quem a faz tomar este rumo é a própria história de Monk.
A sua história é contada pela própria sobrinha-neta que chegou a conhece-la (mesmo depois de quase perder o contacto com toda a família). Este livro não é apenas uma biografia de uma mulher muito à frente para o seu tempo, é uma aventura brilhante e sedutora pelos clubes de jazz e a aflição da fuga dos judeus aos alemães.
Esta pode ser a vossa aventura este Verão, aproveitem as férias para conhecer Nica, a mulher que atravessava com o mesmo à-vontade imponentes mansões inglesas e campos de batalha em África (onde trabalhou como motorista e criptógrafa).
Podem encontrar o livro no sítio do costume (Bertrand), olhem que já não falta muito para a segunda segunda-feira!
https://www.bertrand.pt/livro/a-baronesa-hannah-rothschild/17651892?a_aid=5ea6a70cc1acc