A Rua Nua e Crua, de Gigi Manzarra mostra-nos uma Lisboa diferente. Uma Lisboa muito pouco turística, que nem os residentes conhecem bem.
Todas as noites as equipas da Comunidade Vida e Paz saem à rua para ir ao encontro da pessoa em situação de sem-abrigo, este é o relato de uma dessas voluntárias que de 15 em 15 dias doa o seu tempo a esta missão.
Mesmo nas histórias mais felizes as lágrimas caíram, caíram porque me aperta o coração, ao quer quão próximos estamos de isto nos vir a acontecer um dia. Obrigada Gigi por no meio do choque que é conhecer a rua, ainda teres conseguido romantizar um pouco este drama.
A Rua Nua e Crua compila algumas das histórias que a Gigi e a sua equipa de voluntariado foram encontrando pelo caminho. Este é um livro que recomendo vivamente a leitura, não só para conhecerem a realidade desta Lisboa, mas também para não perdermos a esperança de que todos nós somos agentes de mudança.
O prefacio esse é do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, um apoiante da causa, mesmo antes de ser conhecido como o nosso Presidente da República. Mas não é por ele que eu recomendo o livro, é pela vida de todos aqueles que continuam ali, à espera da mudança de vida.
Engane-se quem ainda tem o estigma que só vive na rua aquele que tem problemas de adição, aquele que não quer trabalhar ou aquele que não quer viver sob as regras da sociadade. Cada caso é um caso e na realidade nenhuma destas pessoas quer verdadeiramente viver na rua, muitas vezes não sabem é como regressar à sociedade que já lhes falhou uma vez.
A leitura é fácil, simples e cativante. Uma escrita muito pessoal, de uma autora única.
Esta é uma edição de autor, por isso se tiverem curiosidade em ler o livro, basta entrar em contacto com a Gigi pela página de Facebook dela e encomendar. Acredito que pelo meio vão soltar uma gargalhada, porque a Gigi é assim, um poço de boa disposição.
Vêm aí os dias de chuva e os fins de semana aconchegados, aproveitem para comprar o livro para vos fazer companhia 🙂