livros

Até à eternidade, viajar pelo mundo à procura de uma boa morte

Até à eternidade de Caitlin Doughty é um livro de não ficção que aborda a temática da morte de uma forma bem humorada.

Ilustrado por Landis Blair, a narrativa leva-nos a conhecer os diferentes rituais fúnebres pelos diversos cantos do mundo.

Foi um daqueles livros que me escolheu a mim e não eu a ele. Nas minhas muitas excursões à Bertrand ao lado do trabalho, houve um dia que estava ali em destaque mesmo junto à caixa. A ilustração chamou-me logo à atenção e o preço também!

O subtítulo Viajar pelo mundo à procura de uma boa morte diz tudo! Com um humor negro e uma curiosidade sem limites a autora faz-nos emergir na história funerária do mundo. Da mais conhecida como é El dia de los Muertos no México, à mais arrepiante (para o mundo ocidental) como a mumificação dos corpos na Indonésia rural. Alguém dizer que durante a infância partilhava o quarto com a múmia do avô, como se fosse a coisa mais natural do mundo, deixa-nos a pensar… Mas não só de tradições milenares vive este livro e o columbário Ruriden, no Japão, é exemplo disso. Aqui o familiar pode encontrar os restos mortais do seu falecido com um cartão igual a um cartão de metro. Ao passá-lo o buda que guarda as cinzas acende-se e ele sabe que está ali.

Pode parecer-vos um livro muito macabro, mas juro que de macabro tem muito pouco. Aproveitem para o encomendar enquanto a promoção de Halloween da Bertrand ainda está em vigor! Podem encontrá-lo aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s