livros

A Casa da Beleza, Melba Escobar

Este menino já se andava a arrastar lá por casa há uns tempos, peguei e larguei umas duas vezes antes de ler até ao fim. A Casa da Beleza é um livro diferente, que ora cativa e não queremos parar, ora chega a um ponto que estagna.

Melba Escobar é uma autora que desconhecia, mas que nas primeiras três páginas do livro me cativou de imediato. Aquela descrição inicial está espetacular, a maneira como aquela personagem vê a alta sociedade deixa qualquer um a querer ler o livro de fio a pavio num dia.

Aquele despertar deixa-nos a pedir mais, convida-nos a entrar naquele mundo e a ficar ali até não haver mais tempo. Pena que depressa a narrativa perde esse encanto, deixando-nos apenas com a história.

O sarcasmo e a ironia das primeiras palavras perdem-se pelo livro, bem como a tenacidade daquela personagem. Ficando no final esmorecida e dentro de uma grande ironia.

Sinceramente, não gostei do rumo da história, algo que aparentava ser leve tornou-se rapidamente pesado, deixando um sabor amargo em mim. Percebo tudo aquilo que a autora queira retratar no livro, mas pelo meio acho que essuece um pouco o vínculo de cada personagem.

Todas elas perdem a essência, muitos podiam caracterizar o livro como sendo genial por esta particularidade, por mostrar um acontecimento específico de certas classes sociais naquele país. Eu simplesmente acho que vai no confuso, de repente as personagens deixam de ser elas, perdem os ideais, e terminam a fugir de si.

Eu não fiquei fã, mas pode haver alguém que por este lado tenha ficado. Como foi a vossa experiência com este livro?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s