livros

A História Secreta, Donna Tartt

A História Secreta de Donna Tartt foi o livro escolhido para o #UTPbookclub para o mês de março. Uma boa surpresa posso já adiantar.

Sim, esta é uma daquelas publicações que começa com “não conhecia a autora”. Mas é para isso mesmo que ando em desafios e clubes de leitura, para conhecer mais e mais e entupir a casa de livros até que Ele Mesmo se passe comigo! (gargalhada maléfica)

Tenho tentado balançar esta necessidade de livros entre o Kobo e os livros físicos, porque a minha imoalergolista parece estar feita com ele!

Voltando ao livro, esta autora – apesar de bastante conhecida – foi totalmente nova para mim e o livro uma viagem detalhada ao mais íntimo de seis estudantes universitários muito peculiares.

As descrições de Donna Tartt conquistaram-me pela sua riqueza, pela sublime escolha de palavras e pelo vasto vocabulário que apresentam. Claro que tudo aleado a uma boa trama, fez com que este livro se tornar-se na combinação perfeita para os meus bocadinhos livres.

Apesar de ser uma leitura com metas por capítulos, não aguentei e esqueci as metas e o ler de devagar. Quanto mais lia, mais queria ler e fui absorvendo cada página como se fosse a última.

Ao início confesso que apesar de ter ficado encantada logo com a forma de escrever tive um grande choque. Porque as primeiras páginas revelam logo qual é o segredo, pensei de imediato “ok tanta página e já sei como vai acabar, ambicioso”. Como quase todas as conclusões precipitadas desta vida, estava redondamente enganada. Uma vez que o livro faz a viagem pelo passado, presente e futuro.

Quando cheguei ao fim percebi que só fazia sentido começar pelo crime, pelo grande segredo e a partir daí guiar o leitor por tudo aquilo que foi a viagem até aos acontecimentos iniciais. No entanto, não ficamos por ali… Há mais…

A História Secreta, não pode ser um segredo de qualquer um nós, mas qualquer um de nós pode ser uma daquelas personagens que sem querer se envolveu num crime.

Podem descobrir o livro aqui! Mas com a promessa que depois contam o que acharam, pode ser?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s