Os teasers publicados no Instagram no autor faziam anunciar um grande thriller e de facto não enganaram. Bruno M. Franco é um autor português, que ousou lançar um livro em pleno confinamento e ainda bem que o fez.
Uma história com múltiplas teorias da conspiração que nos prende a atenção nos primeiros momentos. Quando iniciamos esta viagem literária pela apresentação de cada personagem, temos logo tendência a tentar absorver o máximo possível, sobre o que se passa à nossa volta, visto que de repente parece que é imensa a informação que nos é dada.
Depressa percebemos quem é quem, mas intrigamos com tudo o que acontece a seguir. Este livro não é aconselhável aos mais sensíveis, pois as descrições de tortura em pessoas e animais são brutais e muito bem conseguidas.
A narrativa passa-se entre Lisboa e Corroios, que depressa se tornam palco para um cenário dantesco. Habituada a que nada aconteça em Portugal – não sou muito dada a acreditar em teorias da conspiração – de repente toda a situação parece demasiado enorme para o nosso país. Mas o enredo está tão bem conseguido que tudo começa a parecer real, a fazer sentido, quando damos por nós estamos ali lado-a-lado com o Carlos, a tentar descobrir toda a verdade.
Arrisco-me a dizer que neste livro não há momentos mortos, pois quando a introspeção parece crescente, há um evento/ revelação que nos faz saltar da cadeira e querer ler ainda mais rápido para encontrar as respostas. É daqueles livros que não podemos ousar pensar que já sabemos tudo, porque SURPRESA o autor puxa-nos o tapete como uma facilidade impressionante.
Tive a sorte de ler as últimas 200 páginas seguidas e, admito que, foi como se de repente estivesse a ver um filme de ficção científica. Sim, leram bem, por momentos esquecemos o thriller e entramos num mundo paralelo de ficção científica e depois voltamos ao local.
Na leitura percebe-se perfeitamente toda a pesquisa que o autor teve que fazer enquanto escrevia o livro, o que é notável.
No final, o balanço é muito positivo, aliás tão positivo que espero que a nossa dupla do PJ veja a luz de mais aventuras.
Curiosos?
Podem encontrar o livro na Wook ou na Bertrand. Boas Leituras 🙂