livros

A Rapariga Invisível, Carlos M. Queirós

Uma história misteriosa e tocante que nos vai encantando à medida que se desenrola.

Carlos M. Queirós é um autor português (esta semana é o terceiro livro que vos falo ‘made in Portugal’) e este é o seu segundo livro, baseado em alguns factos verídicos. Posso dizer que nos encanta por todo o seu mistério e ação (sim, mais ou menos a meio temos uma cena de filme de ação).

A história é narrada por Rafael Castro, que é operado a um tumor na cabeça. Enquanto espera pela operação conhece uma criança muito irrequieta e bem disposta, que rapidamente percebe que só ele a consegue ver e ouvir. Eva (como se chama a menina) pede-lhe para ajudar Rita Lemos, uma doente que se encontra em coma há dois anos. Para lhe provar que não brinca e que precisa de colaboração de terceiros vai fazer-lhe pequenas revelações que ajudam quem o rodeia.

O seu médico Dr. Pinto de Fraga, classifica ‘estes episódios’ como alucinações provocadas pela doença, mas o seu colega Wilson Mendes, vindo do Brasil, tem uma opinião diferente. Para ele o tumor estava a originar que determinados mecanismos cerebrais coincidissem numa espécie de ligação com uma dimensão desconhecida – aquilo a que os muitos chamam de limbo.

Esta viagem entre o real e a alucinação de Rafael Castro leva-nos numa jornada alucinante e numa reflexão sobre as nossas escolhas ao longo da vida. Uma grande lição sobre o amor, a perda e a esperança.

Foi uma leitura intensa, confesso que a intercalei com outras, isto porque acabou por mexer muito com o meu interior e com as minhas emoções. Mas não de uma forma negativa, apenas construtiva e refletiva e quando é assim eu prefiro parar um pouco para absorver (como se parasse para cheirar as flores ao longo da viagem).

Para quem gosta de mistério e histórias além corpo este é o livro certo para vós. Podem encontra-lo aqui.

2 opiniões sobre “A Rapariga Invisível, Carlos M. Queirós

  1. Olá.

    Tenho no meu blogue um projeto, chamado Leiturtugas, onde vou divulgando as opiniões que aparecem por aí sobre literatura de FC e fantástico portugesa. Posts como este. E volta e meia faço um sorteio entre quem participa. Desta vez resolvi fazer um sorteio de um livro meu só entre aqueles a que chamo “participantes oficiosos”, ou seja, aquelas publicações (blogues e não só) que publicam opiniões mas não se associaram formalmente ao projeto. E o Diário de uma Despenteada acabou de o ganhar. Interessada em receber o livro?

    Até breve.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s