livros

A mulher à janela, A. J. Finn

Não foi das minhas leituras preferidas, confesso. Já tinha começado a ver o filme e deixei-me dormir, Ele Mesmo disse-me que não valia a pena voltar para trás que ia dormir à mesma. Depois de ler o livro acredito nele.

Há muito tempo que queria ler este livro, por isso quando o vi na página da Daily Pipa cravei-lho. A Mulher à janela de A.J. Finn, fala-nos de uma psicóloga infantil com agorafobia que vive sozinha em casa.

Fechada há 10 meses, cativa dos seus próprios medos e culpa, desenvolve vários mecanismos para não ter que sair de casa. Desde os mais simples, como pedir para entregar prescrições médicas ou receber as visitas do psiquiatra, aos mais complexos, que passam por ter uma ‘muleta de segurança’ sempre que se aproxima da porta da rua.

Casada e com uma filha, apresenta-se como separada. Pelo meio lemos alguns diálogos com a filha e o marido. Ocupa o dia a observar os vizinhos (aqui lembrei-me imediatamente do filme Janela Indiscreta, que adorei), um dia apercebe-se de que há um homicídio numa das casas que observa e faz de tudo para que a verdade seja descoberta. No entanto, o consumo de antidepressivos misturados com álcool descredibiliza-a junto da polícia.

À parte do hobbie de espiar os vizinhos, Anna Fox, também ocupa os dias a ver filmes antigos, a falar com desconhecidos na internet e a jogar xadrez.

Aqui a narrativa são os próprios pensamentos de Anna, criando um ritmo de leitura lento, carregado de descrições e com pormenores que, pouco ou nada, nos levam à resolução final. A ação começa a mais de meio do livro, tendo o climax já bem no final. O que, a meu ver, acabamos por assistir a um ‘vomitar’ de factos para que todas as questões sejam respondidas. Sinceramente, se mais dados fossem revelados nos inúmeros pensamentos e penosos dia-a-dia da personagem principal não seria necessária uma cena final tão puxada a ferros e tão repentina.

Desse lado já alguém viu o filme ou leu o livro? O filme está na netflix.

Para os curiosos que gostem de narrativas lentas podem encontrar o livro aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s