livros

Descobrindo a vida de Pablo Escobar

Tudo começou com o filme “Amando Pablo, Odiando Escobar” (que terá sido o último filme que eu e Ele Mesmo vimos no cinema Monumental). Atraídos pela curiosidade embarcamos no mundo de Pablo Escobar, contado sob o ponto de vista da amante Valéria, fomos ver de que tanto se falava. Na altura escrevi aqui a experiência.

Depois deste filme pensei em ler o livro – e ainda vou ler – mas fui adiando, adiando até o dia em que nas minhas excursões à Bertrand de Picoas encontrei o livro escrito pela mulher do narcotraficante, Victoria Eugenia Henao. Pablo Escobar, Minha Vida Minha Prisão mostrou-me uma nova perspectiva do que foi a vida do narcotraficante mais famoso de todos os tempos. Ao contrário do que se pensa a vida dos familiares de Pablo não era assim tão fácil.

Percorrendo as páginas e percebendo a mente espetacular de Pablo (criminoso sim, mas tenho que admitir estupidamente inteligente), descobri uma grande mulher, Victoria. Deixem-se do filme da amante, interpretada pela fantástica Penelope Cruz, e descubram a força de Eugenia. Esta mulher enfrentou os piores narcotraficantes do seu país, pela vida dos seus próprios filhos.

Minha Vida Minha Prisão mostra-nos a vida de Eugenia e dos filhos desde os momentos da sua inocência até ao momento de ir à luta. O Pablo foi o grande amor da vida dela e mesmo depois de lhe ter virado a vida ao contrário ela continua a respeitar a sua memória, por si e pelos seus. Mesmo quando os actos do marido prejudicaram o desenvolvimento da própria Manuela (a filha mais nova).

Da mãe para o filho, Juan Pablo um homem carismático que passei (também) a admirar. Hoje em dia Juan Pablo tenta transmitir uma mensagem de paz ao mundo. Através dele conhecemos o lado, verdadeiramente mau de ser filho de um narcotraficante e começamos a admirá-lo pela sua integridade.

O livro O que o meu Pai Nunca me contou compila várias entrevistas a pessoas que passaram pela vida de Pablo, incluindo vítimas dos seus actos. A mensagem de paz que Juan Pablo passa ao pedir perdão e ao ser perdoado por uma das vítimas de seu pai é poderosíssima. O pai pode ter sido carismático para o mal, mas o filho que herdou o mesmo carisma têm-lo usado para o bem. A sua grande luta é que os jovens não se deixem deslumbrar pelo dinheiro fácil do narcotráfico, pois nenhum narcotraficante se consegue reformar… ou morre ou é preso e em ambas as hipóteses a família é sempre quem mais sobre.

A vida do pai marcou-o tanto pela negativa que ter um filho foi das maiores decisões da sua vida, Juan sabia que colocar uma criança no mundo herdeira de Escobar seria fazê-la carregar um karma pelo qual não teria culpa. Esta ponderação, esta decisão consciente, esta espera, mostram o quão ficou marcado pelas decisões do pai.

Já no final do seu segundo livro, Juan Pablo faz questão de mencionar que a serie do Netflix – Narcos – foi escrita com incoerências e mentiras. Começando pelo facto da gigante das séries e dos filmes comprar a história a um agente americano que nunca conheceu pessoalmente Pablo, passando pelo facto de que os esconderijos onde estiveram não eram luxuosos e acabando por manchar a honra de um tio já falecido de Juan. Na série dizem que o senhor é morto por ter sido sócio de Pablo, na vida real ele era apenas o irmão de Victoria que nunca consumiu ou vendeu droga um único dia da sua vida.

Muito teria para escrever sobre os três livros, mas deixo o resto para descobrirem.

Deixo os links para descobrirem a história da família de Pablo, porque vale a pena conhecer:

Pablo Escobar – Minha Vida Minha Prisão, Victoria Eugenia Henao – https://www.bertrand.pt/livro/pablo-escobar-minha-vida-minha-prisao-victoria-eugenia-henao/22872745?a_aid=5ea6a70cc1acc

Pablo Escobar – O Meu Pai, Juan Pablo Escobar – https://www.bertrand.pt/livro/pablo-escobar-o-meu-pai-juan-pablo-escobar/16283697?a_aid=5ea6a70cc1acc

Pablo Escobar – O que o meu Pai nunca me contou, Juan Pablo Escobar – https://www.bertrand.pt/livro/pablo-escobar-o-que-o-meu-pai-nunca-me-contou-juan-pablo-escobar/19291938?a_aid=5ea6a70cc1acc

Amando Pablo Odiando Escobar, Virginia Valejo – https://www.bertrand.pt/livro/amando-pablo-odiando-escobar-virginia-vallejo/19831875?a_aid=5ea6a70cc1acc

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s